Guia do Usuário

Cadastro Prazos de Empréstimo Empréstimo entre Bibliotecas Renovação Reserva Multas Extravio de Material 

Cadastro 

Para efetuar o cadastro é necessária a apresentação dos documentos listados abaixo, de acordo com a categoria do usuário:
1. Alunos do CODAI, de Graduação e Pós-Graduação – comprovante de residência, comprovante de matrícula e documento oficial com foto (ex.: RG, CNH, Passaporte);
2. Docentes e Servidores – Comprovante de residência, contracheque e documento oficial com foto (ex.: RG, CNH, Passaporte).
 
Não é exigido para o cadastro a entrega de cópias dos documentos.
O cadastro tem validade de 6 meses, sendo necessário renová-lo a cada início de semestre.
Para a renovação é solicidada a mesma documentação do cadastro com data atualizada.

 

Empréstimo

O prazo e a quantidade de material para empréstimo variam de acordo com a categoria do usuário:
ALUNOS DE GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO 
BIBLIOTECA PRAZOS
QUANTIDADES
DE MATERIAIS
Central 15 dias 5
UAG
UAST
UACSA 7 dias 4

 

ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, DOCENTES E
TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS 
BIBLIOTECA PRAZOS
QUANTIDADES 
DE MATERIAIS
Central 30 dias 6
UAG
UAST
UACSA 15 dias 5

 

Monografias,Teses, Dissertações, Periódicos e Coleções Especiais têm prazos de empréstimo diferentes:

CATEGORIA DO USUÁRIO

PRAZOS

Alunos do CODAI

7 dias

Alunos de Graduação,
Especialização e Servidores

7 dias

Alunos de Pós-Graduação e Docentes

15 dias

Para realizar o empréstimo domiciliar, basta apresentar um documento oficial com foto no Balcão de Atendimento.
 
Empréstimo Especial
Excepcionalmente, o usuário poderá retirar até 3 exemplares, além da quantidade permitida, por um prazo máximo de 24h.
 

Empréstimo Interbibliotecas

 
O usuário cadastrado no SIB-UFRPE pode solicitar materiais informacionais disponíveis no acervo de qualquer Biblioteca do Sistema.
A solicitação pode ser realizada pelo site do SIB ou diretamente na Seção de Atendimento ao Usuário de sua Biblioteca.
O prazo estimado para a chegada do material é de 7 dias úteis.
As operações de renovação e devolução devem ser feitas na referida Seção.
O prazo de empréstimo respeitará o da Biblioteca depositária do material.
 
Solicite online Ficha Catalográfica UFRPE 
 

Renovação

O usuário poderá efetuar a renovação, desde que o material emprestado não esteja atrasado ou com reserva.
A renovação terá o mesmo prazo do empréstimo, sendo contabilizada a partir da data da movimentação no sistema.
Não é permitida a renovação de usuário com pendências (material em atraso ou débito não quitado).
A renovação pode ser feita nas Bibliotecas, nos totens de autoatendimento ou via Pergamum.
 
Renovação via internet
1º Acessar o site do SIB-UFRPE;
2º Clicar no link "Acesso do Usuário";
3º Digitar matrícula e senha;
4º Selecionar os títulos e clicar em renovar;
5º Conferir a nova data de devolução.
 
Renovação via totem de autoatendimento
1º Clicar em "Meu Pergamum"
2º Digitar matrícula e senha;
3º Selecionar os títulos e clicar em renovar;
4º Conferir a nova data de devolução.

 

Reserva

Reserva via internet

1º Acessar o site do SIB-UFRPE;
2º Clicar no link Consulta ao Acervo;
3º Pesquisar o título desejado;
4º Ao encontrá-lo, clicar na aba “Reserva”;
5º Digitar matrícula e senha
6º Clicar em “confirmar”
 
Reserva via totem de autoatendimento
1º Pesquisar o título desejado;
2º Ao encontrá-lo, clicar na aba “Reserva”;
3º Digitar matrícula e senha
4º Clicar em “confirmar”
 
Para acompanhar o status da reserva, acessar a área Meu Pergamum (totem) ou Acesso do Usuário (site do SIB-UFRPE).
A reserva pode ser realizada para títulos desde que todos os exemplares estejam emprestados ou não disponíveis.
O material reservado fica disponível por 48h, a contar da data de entrega no Balcão de atendimento.
 

Multas

A devolução de material fora do prazo de entrega implica cobrança de multa, no valor de R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos) por dia e volume.
As bibliotecas do SIB-UFRPE adotam duas opções de pagamento:
 
1. Multa Solidária (tabela abaixo);
 
Após identificar o valor do débito no Meu Pergamum, o usuário deve gerar uma guia de recolhimento e pagá-la no Banco do Brasil.
Há meios alternativos de realizar o pagamento da GRU através de outros bancos.
 

Após o pagamento, enviar o comprovante para o e-mail da sua biblioteca de origem solicitando a quitação do débito:

Biblioteca Central - atendbcufrpe@gmail.com

UACSA - atende.uacsa@gmail.com

UAG - bibliotecaadm@uag.ufrpe.br

 
A Multa Solidária e os valores da multa foram aprovados pelo Conselho de Curadores da UFRPE, através da Resolução nº 01/2013.
 

TABELA DA MULTA SOLIDÁRIA

FAIXAS DE VALORES (R$)
QUANTIDADE
DE ALIMENTOS

1,50 - 3,00

1 pacote de leite em pó ou macarrão

4,00 - 8,00

1Kg de alimento não perecível

9,00 - 18,00

2Kg de alimentos não perecíveis

19,00 - 27,00

3Kg de alimentos, sendo 1 de feijão

28,00 - 38,00

4Kg de alimentos, sendo 1 de feijão

39,00 - 48,00

5Kg de alimentos, sendo 2 de feijão

49,00 - 68,00

6Kg de alimentos, sendo 2 de feijão

69,00 - 79,00

7Kg de alimentos, sendo 2 de feijão

80,00 - 90,00

8Kg de alimentos, sendo 2 de feijão

91,00 - 100,00

13Kg de alimentos, sendo 3 de feijão

101,00 - 200,00

20Kg de alimentos, sendo 5 de feijão

201,00 - 300,00

30Kg de alimentos, sendo 5 de feijão

301,00 - 500,00

40Kg de alimentos, sendo 10 de feijão

Acima de 500,00

50Kg de alimentos, sendo 15 de feijão

Não serão aceitas doações de SAL ou outros alimentos perecíveis como FUBÁ.

 

Extravio de material

Em caso de perda ou extravio de material, o usuário deverá comunicar o fato à Biblioteca de origem e providenciar a reposição da obra.
Respeitando as seguintes exigências:
- A obra deverá apresentar a mesma edição da extraviada ou edição subsequente;
- Estar em boas condições de uso, sem apresentar mofo (para não comprometer o acervo), páginas rasuradas, carimbadas, mutiladas ou riscadas ou quaisquer outros danos que comprometam o uso ou a leitura do material. 
Em caso de edições esgotadas, o usuário deverá procurar a Coordenação da Seção de Atendimento para receber orientações sobre o procedimento.
 

Nada Consta

O aluno concluinte deve solicitar à sua respectiva Biblioteca a Declaração de Nada Consta para fins de colação de grau.
A declaração será emitida apenas para o usuário que não possua débitos com o SIB/UFRPE. Para solicitá-la basta apresentar documento de identificação com foto no balcão de atendimento.
Após a emissão do Nada Consta, o usuário fica afastado da Biblioteca, não podendo mais realizar empréstimos.