Guia do Usuário

 

Cadastro  Interbibliotecas   Renovação   Reserva   Multas   Extravio   Nada Consta

 

Cadastro ONLINE

Realize o seu cadastro através do formulário abaixo, de acordo com a sua Unidade Acadêmica. Será necessário o envio de um comprovante de residência atualizado.

Biblioteca Central e UEADTEC

Biblioteca Setorial Manoel Correia de Andrade (BSMCA)

UAST

UACSA

UABJ

CODAI

 
 

Empréstimo

 
O prazo e a quantidade de material para empréstimo variam de acordo com a categoria do usuário:
ALUNOS DE GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO 
BIBLIOTECA PRAZOS
QUANTIDADES
DE MATERIAIS
Central 15 dias 6
UAG
UAST
UACSA 7 dias 5

 

ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, DOCENTES E
TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS 
BIBLIOTECA PRAZOS
QUANTIDADES 
DE MATERIAIS
Central 30 dias 6
UAG
UAST
UACSA 15 dias 5

 

Monografias,Teses, Dissertações, Periódicos e Coleções Especiais têm prazos de empréstimo diferentes:

CATEGORIA DO USUÁRIO

PRAZOS

Alunos do CODAI

7 dias

Alunos de Graduação,
Especialização e Servidores

7 dias

Alunos de Pós-Graduação e Docentes

15 dias

Para realizar o empréstimo domiciliar, basta apresentar um documento oficial com foto no Balcão de Atendimento.
 
Empréstimo Especial
Excepcionalmente, o usuário poderá retirar até 3 exemplares, além da quantidade permitida, por um prazo máximo de 24h.
 

Empréstimo Interbibliotecas

Temporariamente suspenso
O usuário cadastrado no SIB-UFRPE pode solicitar materiais informacionais disponíveis no acervo de qualquer Biblioteca do Sistema.
A solicitação pode ser realizada pelo site do SIB ou diretamente na Seção de Atendimento ao Usuário de sua Biblioteca.
O prazo estimado para a chegada do material é de 7 dias úteis.
As operações de renovação e devolução devem ser feitas na referida Seção.
O prazo de empréstimo respeitará o da Biblioteca depositária do material.
 
Solicite online Ficha Catalográfica UFRPE 
 

Renovação

O usuário poderá efetuar a renovação, desde que o material emprestado não esteja atrasado ou com reserva.
A renovação terá o mesmo prazo do empréstimo, sendo contabilizada a partir da data da movimentação no sistema.
Não é permitida a renovação de usuário com pendências (material em atraso ou débito não quitado).
A renovação pode ser feita nas Bibliotecas, nos totens de autoatendimento ou via Pergamum.
 
Renovação via internet
1º Acessar o site do SIB-UFRPE;
2º Clicar no link "Meu Pergamum";
3º Digitar matrícula e senha;
4º Selecionar os títulos e clicar em renovar;
5º Conferir a nova data de devolução.
 

Reserva

Reserva via internet

1º Acessar o site do SIB-UFRPE;
2º Clicar no link Consulta ao Acervo;
3º Pesquisar o título desejado;
4º Ao encontrá-lo, clicar na aba “Reserva”;
5º Digitar matrícula e senha
6º Clicar em “confirmar”
 
 
Para acompanhar o status da reserva, acessar a área Meu Pergamum
A reserva pode ser realizada para títulos desde que todos os exemplares estejam emprestados ou não disponíveis.
O material reservado fica disponível por 48h, a contar da data de entrega no Balcão de atendimento.
 

Multas

A devolução de material fora do prazo de entrega implica cobrança de multa, no valor de R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos) por dia e volume.
As bibliotecas do SIB-UFRPE adotam duas opções de pagamento:
 
1. Multa Solidária (tabela abaixo);
 
Após identificar o valor do débito no Meu Pergamum, o usuário deve gerar uma guia de recolhimento e pagá-la pelo Banco do Brasil.
 
Após o pagamento, enviar a guia gerada e o comprovante para o e-mail da sua biblioteca de origem solicitando a quitação do débito:

Biblioteca Central - atendimento.bc@ufrpe.br

Biblioteca Setorial - atendimento.bsmca@ufrpe.br

UACSA - biblioteca.uacsa@ufrpe.br

CODAI - biblioteca.codai@ufrpe.br

UAST - emprestimo.bs.uast@ufrpe.br

 
A Multa Solidária e os valores da multa foram aprovados pelo Conselho de Curadores da UFRPE, através da Resolução nº 01/2013.
 

TABELA DA MULTA SOLIDÁRIA

Extravio de material

Em caso de perda ou extravio de material, o usuário deverá comunicar o fato à Biblioteca de origem e providenciar a reposição da obra, respeitando as seguintes exigências:
- A obra deverá apresentar a mesma edição da extraviada ou edição subsequente;
- Estar em boas condições de uso, sem apresentar mofo (para não comprometer o acervo), páginas rasuradas, carimbadas, mutiladas ou riscadas ou quaisquer outros danos que comprometam o uso ou a leitura do material. 
Em caso de edições esgotadas, o usuário deverá procurar a Coordenação da Seção de Atendimento para receber orientações sobre o procedimento.
 

Nada Consta

O aluno concluinte deve solicitar à sua respectiva Biblioteca a Declaração de Nada Consta para fins de colação de grau, por e-mail:

Biblioteca Central - atendimento.bc@ufrpe.br

Biblioteca Setorial - atendimento.bsmca@ufrpe.br

UACSA - biblioteca.uacsa@ufrpe.br

CODAI - biblioteca.codai@ufrpe.br

UAST - emprestimo.bs.uast@ufrpe.br

 

 
A declaração será emitida apenas para o usuário que não possua débitos com o SIB/UFRPE.
Após a emissão do Nada Consta, o usuário fica afastado da Biblioteca, não podendo mais realizar empréstimos.