Biblioteca Vanete Almeida - UAST

HISTÓRICO

A história da Biblioteca da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) remonta à época da criação do Centro de Treinamento e Pesquisa em Pequena Irrigação (CTTI/UFRPE), no campus Serra Talhada, na década de 1980, em cujas instalações havia um espaço físico destinado a acomodar o acervo e mesas de estudos para alunos visitantes e pesquisadores na área de Irrigação. Basicamente, esse acervo era constituído por publicações doadas pela Biblioteca Central da UFRPE para atender àquela demanda específica.

Em agosto de 2006, com a implementação do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI, surgiu a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) e, aliada a ela, a atual biblioteca. O tempo, certamente, continuará a trazer à luz a evolução desta Biblioteca, parte da valiosa memória histórica do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE (SIB-UFRPE).

Entrelaçada à linha do tempo, a memória afetiva registrou e registra, na documentação gerencial desta Biblioteca, que, ao longo desses 17 anos, a equipe técnica cresceu, evoluiu e acompanhou a modernidade, associada às novas tecnologias. Trançou os fios da teia da amizade, trocou conhecimentos, vivenciou os ritos e as passagens apropriadas e necessárias aos indivíduos. Enfim, semeou, cultivou e viveu momentos singulares e plurais nesse coletivo, ao lado dos colegas administrativos, na convivência do cotidiano e na busca do bem comum.

E, assim, Cronos, o senhor do tempo, lentamente, passou. Ao lado das Parcas, Clio observou.

No ano de 2016, foi realizada uma consulta pública à comunidade universitária da Unidade Acadêmica de Serra Talhada para a escolha do Patrono ou Patronesse da Biblioteca da UAST, tendo sido a mais votada para Patronesse a Senhora  Vanete Almeida, importante educadora popular, que transformou a vida de mulheres e homens do sertão pernambucano ao conscientizá-los acerca dos seus direitos, conforme mencionado no resumo biográfico, que consta no final desse histórico. No ano seguinte, a Reitoria através da Resolução nº 002/12017 - Consu, de 02 de fevereiro de 2017, ratificou o resultado dessa consulta pública,

... Aprovar, a indicação do nome da Senhora VANETE ALMEIDA, para Patronesse da Biblioteca Setorial da Unidade Acadêmica de Serra Talhada desta Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), como forma de homenagear a mulher, nordestina, pernambucana, negra e educadora popular que transformou a vida de mulheres e homens do Sertão Central e Sertão do Pajeú, ao conscientizá-los acerca de seus direitos, conforme consta do Processo acima mencionado.” (Res. nº 002/2017)

Lembramos que, na reconstrução de sua memória, ficou registrado que esta Biblioteca iniciou suas atividades nas instalações existentes na Biblioteca do Centro de Treinamento e Pesquisa em Pequena Irrigação (CTTI/UFRPE), onde permaneceu por um longo tempo. Todavia, com o passar dos anos, houve o crescimento do acervo e dos serviços. No entanto, a infraestrutura continuou limitada em termos de espaço físico, dividido em 03 setores distantes um do outro: os processos técnicos, o atendimento e a sala dos usuários. Nesse contexto, em virtude do desenvolvimento do acervo, as atividades administrativas foram realocadas para o anexo no Bloco 2 das novas instalações, enquanto aguardava a conclusão da construção do novo prédio.

Inaugurada em 2021, a nova Biblioteca Vanete Almeida da (B-UAST), conta com 614,61 m² de área total construída, tem área para atendimento ao público e área administrativa, capacidade geral para quase 23 mil exemplares de livros físicos e um acervo de referência de até 3 mil títulos. A área de atendimento ao público conta com 01 sala de estudo com computadores com acesso à internet, 02 mesas de estudos em grupo, cabines individuais, 01 sala de vídeo com capacidade para 30 pessoas, além do balcão de empréstimo com guarda-volumes. A área administrativa conta com 01 sala para atendimento ao usuário, 01 sala para multimeios, 01 sala para o setor de acessibilidade, 01 sala para direção da biblioteca e 01 sala para processamento técnico.

Administrativamente, a Biblioteca Vanete Almeida da UAST (B-UAST) é subordinada às Direções Geral e Administrativa daquela Unidade Acadêmica e, tecnicamente, ao SIB-UFRPE. Tem como missão mediar a informação entre os que a produzem e os que a utilizam, de forma que o conhecimento gerado a partir dessa informação venha a ser socializado, apropriado e reapropriado, gerando novos conhecimentos.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 21:30, ofertando os seguintes serviços: normalização de trabalhos acadêmicos, atividades acadêmicas (reserva da sala de consulta como espaço para exposições, etc.), BDTD da UFRPE (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE), parceria com a Biblioteca Central da UFRPE, multa solidária, reservas e renovações on-line, visitas orientadas, sala de estudo (espaços climatizados para estudo coletivo), serviço de referência, atendimento via e-mail, disseminação seletiva de informação (DSI) e empréstimo interbibliotecas da UFRPE.

 

PATRONESSE DA BILBIOTECA DA UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA (B – UAST)

Resolução nº 002/2017 – Consu, 02 de fevereiro de 2017

Nasceu em uma comunidade rural chamada Cachoeira, no município de Custódia, localizada a 100 quilômetros de Serra Talhada, Pernambuco, no dia 21 de junho de 1943. Mulher, negra e sertaneja, como costumava se definir, a professora Vanete Almeida viveu na comunidade de Jatiúca, Santa Cruz da Baixa Verde, município do semiárido pernambucano.

Educadora popular, dedicou sua vida em prol da justiça social, tendo como princípio maior a implantação de políticas públicas viáveis para que os/as agricultores e agricultoras sobrevivessem no semiárido brasileiro.

Engajada e corajosa, atuou em diversas frentes. Foi representante das trabalhadoras rurais de Pernambuco. Durante a década de 1980, atou pela inserção feminina no meio sindical, iniciando o processo de organização de mulheres no Sertão do estado de Pernambuco. A partir de 1996, tornou-se coordenadora internacional da Rede Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe, que ajudou a fundar. No período de 1996 a 2003, presidiu o Centro de Educação Comunitária Rural, no município de Serra Talhada, no Agreste do estado, e integrou o Conselho Nacional de Políticas para Mulheres. Atuou como assessora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape).

Inspirou o livro “Ser Mulher num Mundo de Homens”, de autoria de Cornélia Parisius.

Em 2005, foi indicada para o Prêmio Nobel.

Faleceu aos 69 anos, no Recife, em 09 de setembro de 2012.

 

REFERÊNCIAS

BISPO, Bruno. Depoimento. [01. Dez. 2023]. Recife. Depoimento concedido a Conceição Martins.

CHAGAS, Williana Carla da Silva. Entrevista. [29. Set. 2020]. Recife. Entrevista concedida a Conceição Martins e Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade.

FERREIRA, Letícia da Silva. Entrevista. [16. Dez. 2020]. Recife. Entrevista concedida a Conceição Martins e Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

LE GOOF, Jacques. Documento/Monumento. In: _____.  ­­­História e memória. Campinas: UNICAMP, 2003. p. 525-541.

MACÊDO, Ana Catarina. Entrevista. [23. Out. 2020]. Recife. Entrevista concedida a Conceição Martins e Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade.

MARTINS, Conceição; Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade. VOZES E AÇÕES FEMININAS DO REITORADO DA UFRPE 2012-2020. Recife: EDUFRPE, 2022.

MOURA, Romero Marinho de. O Centro de Treinamento e Pesquisa em Pequena Irrigação (CTTI/UFRPE) da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE). Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, v.17, n.1, p. 27-33, 2020. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/apca/article/view/3474/pdf. Acesso em 15 dez. 2023.

SILVA, Samara Matias da. Entrevista. [16. Dez. 2020]. Recife. Entrevista concedida a Conceição Martins e Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade.

UNIVERSIDADE RURAL DE PERNAMBUCO. Resolução nº 002/2017 – Consu UFRPE - Aprova a indicação do nome da Senhora Vanete Almeida para Patronesse da Biblioteca Setorial da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (B-UAST).