Biblioteca UAST

 

HISTÓRICO

A história da biblioteca da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) remonta à época da criação do Centro de Treinamento e Pesquisa em Pequena Irrigação (CTTI/UFRPE), no Campi Serra Talhada, na década de 1980, em cujas instalações havia um espaço físico que acomodava o acervo e mesas de estudos para alunos visitantes e pesquisadores na área de Irrigação. Basicamente, esse acervo era constituído por publicações doadas pela Biblioteca Central da UFRPE para atender àquela demanda específica.

Em agosto de 2006, com a implementação do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI, surgiu a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) e, aliada a ela, a atual biblioteca. O tempo, certamente, continuará a trazer à luz a evolução desta biblioteca, parte da valiosa memória histórica do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE (SIB-UFRPE).

A chegada do primeiro bibliotecário, em novembro daquele ano de 2006, possibilitou a reorganização do acervo agregando as coleções já existentes aos novos títulos adquiridos, visando atender aos cursos da Unidade: Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Ciências Econômicas, Bacharelado em Sistemas de Informação, Bacharelado em Agronomia, Engenharia de Pesca, Licenciatura em Química. Dessa forma, seu acervo é composto por todas as áreas do conhecimento, com atenção especial em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Letras.

A partir de 2010, foi nomeada a segunda bibliotecária para a UAST, permanecendo até aos dias atuais.

Na reconstrução de sua memória, fica registrado que a biblioteca iniciou suas atividades nas instalações existentes da biblioteca do Centro de Treinamento e Pesquisa em Pequena Irrigação (CTTI/UFRPE), onde permanece até a presente data instalada em uma área de 728,82 m2. Todavia, ao longo do tempo, houve crescimento do acervo e dos serviços. No entanto, a infraestrutura continuou limitada ao espaço em termos de espaço físico. Nesse contexto, em virtude do desenvolvimento do acervo, as atividades administrativas foram realocadas para o anexo no Bloco 2 das novas instalações, enquanto aguarda a conclusão da construção do prédio, com previsão de conclusão para novembro de 2015.

A biblioteca setorial da UAST (B-UAST) administrativamente é subordinada às Direções Geral e Administrativa daquela Unidade Acadêmica e tecnicamente ao SIB-UFRPE.

Tem como missão mediar a informação entre os que a produzem e os que a utilizam, de forma que o conhecimento gerado a partir dessa informação, venha a ser socializado, apropriado e reapropriado, gerando novos conhecimentos.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 21:30, ofertando os seguintes serviços: normalização de trabalhos acadêmicos, atividades acadêmicas (reserva de sala de consulta como espaço para exposições, etc), BDTD da UFRPE (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE), parceria com a Biblioteca Central da UFRPE, multa solidária, reservas e renovações on-line, visitas orientadas, sala de estudo (espaços climatizados para estudo coletivo), serviço de referência, atendimento via e-mail, disseminação seletiva de informação (DSI) e empréstimo interbibliotecas da UFRPE.