Biblioteca CODAI

 

HISTÓRICO

A busca do passado e evolução da biblioteca do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (B – CODAI) revela que o Aprendizado Agrícola de São Bento, localizado no Engenho São Bento, Tapacurá, Pernambuco, criado em 1938, originou o CODAI. Contudo, percebe-se uma lacuna de cinquenta anos nos acontecimentos ocorridos no dia a dia do Colégio no que diz respeito à biblioteca. Sabe-se, entretanto, que a mesma existe desde o ano de 1985, porém, os registros dos fatos ocorridos, da sua evolução e do seu cotidiano ainda encontram-se dispersos. Essa é, portanto, uma memória que merece ser revisitada.

Levantar o véu do tempo e trazê-la ao conhecimento público se traduz, especialmente, em revelar e ratificar a importância da biblioteca no âmbito escolar a partir da sua criação e seu singular papel social na educação e desenvolvimento dos jovens que frequentaram e ainda frequentam as bancas do CODAI.

Criada através da Resolução nº 193/1997 do Conselho Universitário/UFRPE, foi inaugurada no dia 25 de Outubro de 1998. Sua primeira bibliotecária ali chegou em 2010 e encontrou a biblioteca instalada “temporariamente”, por mais de 05 anos, no auditório do Colégio, situação justificada por questões estruturais do prédio. À época, o acervo era organizado apenas por assunto. 

No segundo semestre de 2011, a biblioteca mudou para outro espaço, passando a localizar-se ao lado da quadra de esportes do Colégio ocupando dois ambientes: a sala do acervo e a sala de processamento técnico. Disponibilizando acervo geral, livros técnico-científicos abrangendo todas as áreas do conhecimento, periódicos impressos direcionados a algumas áreas do conhecimento, folhetos e multimeios. 

A partir de 2013 houve a inclusão do acervo no pergamum através de um trabalho conjunto com a equipe da Biblioteca Central. Atualmente, encontra-se no processo final de inclusão do acervo e programando-se o registro dos docentes, discentes e técnicos do CODAI no sistema.

Subordinada administrativamente à Vice-Diretoria do CODAI e tecnicamente ao SIBi, funciona das 08:00 às 17:00, fecha para almoço das 12:00 às 13:00. Oferece serviços de apoio ao usuário, e projetos como o Cine CODAI e Campanha Livro do Mês.

Como missão, enquanto biblioteca escolar, disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação. Tal qual as demais bibliotecas escolares, articula-se com as redes de informação e de bibliotecas de acordo com os princípios do Manifesto da UNESCO.

Em homenagem ao antigo mestre do então Aprendizado Agrícola que originou o CODAI, a direção do Colégio escolheu para Patrono da biblioteca o professor Roldão de Siqueira Fontes, em virtude do vínculo profissional à história institucional e sua dedicação à pesquisa e divulgação do pau-brasil (Caesalpina echinata lam.), em âmbito local e nacional.