Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade

HISTÓRICO

Primeira biblioteca setorial do campus de Dois Irmãos, no Recife, a BSMCA surgiu a partir da ideia do Prof. Dr. Valmar Corrêa de Andrade, ex-reitor da UFRPE, primeiramente, para atender antiga reivindicação dos Cursos das Ciências Sociais e Humanas, e também homenagear a memória do renomado professor, geógrafo, escritor, historiador e advogado pernambucano Manuel Correia de Andrade, falecido no Recife, em 22 de junho de 2007, tornando-o Patrono da mesma.

O registro da memória histórica desta biblioteca representa uma ação que vem se agregar à memória das demais bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da UFRPE (SIB-UFRPE). Representa a compilação dos fatos que aconteceram e acontecem no presente, para que, tal qual um relicário, sejam preservados para o olhar e a compreensão do futuro. Continuação das ideias, mãos e passos de mulheres e homens do agora.

Criada conforme a Resolução nº 039/2018, do Conselho Universitário, a Biblioteca Setorial Prof. Manuel Correia de Andrade (BSMCA) foi pensada para receber os acervos das áreas de Ciências Sociais e Humanas, os quais, até então, integravam a Biblioteca Central. Possui acervo composto por, aproximadamente, 30.000 exemplares. Ocupa espaço físico planejado especificamente para suas instalações, numa área de aproximadamente 2.537,71m2, tendo sido seu prédio inaugurado em 26 de dezembro de 2017, com a presença de diversas autoridades. Oficialmente, abriu suas portas à comunidade acadêmica no dia 18 de abril de 2018.

Abrange 02 pavimentos, assim distribuídos: no térreo, localiza-se o acervo das Ciências Sociais; Obras de Referência; 01 salão de estudo e uma sala de estudo em grupo; 03 guichês de atendimento; 01 totem de Consulta ao Acervo; 01 auditório com 110 lugares; e 01 sala para projeção.

Disponibiliza 01 elevador plataforma para facilitar a acessibilidade ao 1º andar de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

No 1º andar, localiza-se o acervo das Ciências Humanas; 01 salão de estudo; 50 cabines de estudo individual; 02 salas administrativas; e 01 mirante.

Vinculada administrativa e tecnicamente ao SIB-UFRPE, tem como missão promover o acesso, a recuperação e a transferência da informação nas funções de ensino, pesquisa e extensão das áreas de Ciências Sociais e Ciências Humanas, através da oferta de produtos e serviços informacionais que ajudem a viabilizar o desenvolvimento dessas áreas no âmbito da UFRPE.

Com equipe formada por 03 bibliotecárias e 06 auxiliares de bibliotecas, oferece serviços de empréstimo domiciliar; renovação e reservas on-line; multa solidária; visitas orientadas; aulas, palestras e cursos; terminais de consulta ao acervo; e consulta local.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 21:00.

BIOGRAFIA DO PROFESSOR MANUEL CORREIA DE ANDRADE

Patrono da BSMCA

Filho de Joaquim Correia Xavier de Andrade e de Zulmira Oliveira de Andrade, nasceu no dia 03 de agosto de 1922, no Engenho Jundiá, cidade de Vicência, zona da mata norte de Pernambuco. Mudou-se para o Recife, onde complementou seus estudos, formando-se em Direito, História e Geografia.

Realizou cursos de pós-graduação em universidades do Brasil, de Paris, da Itália, Bélgica, Grécia e Israel. Professor, ensinou Geografia do Brasil e História em vários colégios recifenses, bem como Geografia Física na Faculdade de Filosofia do e Geografia Econômica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde foi professor desde 1952.  Foi o mentor da criação do Mestrado em Geografia na UFPE, no final da década de 1970, do qual foi coordenador, chegando a exercer, ainda, a chefia do Departamento de Geografia e a coordenação do Mestrado em Economia na mesma instituição. Nos últimos anos de sua vida, respondia, como coordenador, pela Cátedra Gilberto Freyre, ligada ao Departamento de Sociologia da UFPE, sendo o idealizador do evento anual "Redescobrindo o Brasil".

Considerado um dos maiores estudiosos da realidade nordestina, o professor Manuel Correia de Andrade publicou mais de 100 títulos de livros, muitos deles didáticos, adotados nos vários colégios do Brasil, além de inúmeros artigos publicados nos jornais locais e na imprensa nacional. Em sua produção cientifica o pesquisador deu relevo a fatos históricos locais que muitas vezes passaram despercebidos nos registros oficiais, sobretudo, a discussão da questão agrária no Brasil preocupando-se em tratar das relações de trabalho dominantes no meio rural, dos processos de ocupação e apropriação do espaço nordestino, sendo um defensor ativo da reforma da estrutura agrária do país e, particularmente, da região Nordeste.

Sua obra mais conhecida é A terra e o homem no Nordeste. Publicada em 1963, um ano antes do Golpe Militar de 1964, pela editora Brasilense, com prefácio de Caio Prado Júnior. Eleito entre os cem melhores livros do Século XX pela Câmara Brasileira do Livro, este livro granjeou espaço nos meios acadêmicos nacionais, sendo em seguida traduzida para o inglês e para o alemão.

Aposentou-se oficialmente em 1985, mas se manteve sempre atuante como incansável leitor, docente de extrema cultura além de pesquisador nato.

Faleceu em 22 de junho de 2007, na Cidade do Recife, Pernambuco.