Biblioteca UACSA

 

HISTÓRICO

Dentre todas as bibliotecas do SIB-UFRPE, compilar a história da biblioteca da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA/UFRPE), certamente, se apresenta como incumbência mais amena pelo contexto no qual se insere.

Criada em 15 de setembro de 2014, a partir da Resolução nº 90/2013 e da Resolução nº 220/2013 que criaram a UACSA, campus Abolicionista Joaquim Nabuco, no segundo semestre de 2014, a biblioteca ocupa uma área de 225 m², no Galpão 11, sede provisória da Unidade. Disponibiliza acervo adquirido, organizado e preparado tecnicamente para atender aos cursos das Engenharias Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e de Materiais.

Administrativamente, é subordinada à Diretoria Administrativa da UACSA e tecnicamente subordinada ao SIB. Iniciou seu funcionamento contando com uma bibliotecária, auxiliada por uma equipe de colaboradores. Tem como missão mediar a informação entre os que a produzem e os que a utilizam, de forma que o conhecimento gerado a partir dessa informação, venha a ser socializado, apropriado e reapropriado, gerando novos conhecimentos.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 16:30 e, seguindo o formato das demais bibliotecas do SIB, oferece serviços seguindo os padrões modernos das novas tecnologias de informação tais como: empréstimo domiciliar, visitas orientadas, ação cultural, treinamentos aos usuários, normalização de trabalhos acadêmicos, multa solidária, reservas e renovações on-line e empréstimo interbibliotecas da UFRPE.