Biblioteca da Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ)

HISTÓRICO

Damos início ao registro do entrelace dos primeiros fios que compõem o primeiro trançado da urdidura histórica da mais recente integrante do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE (SIB-UFRPE), a Biblioteca da Unidade Acadêmica de Belo Jardim, cujos nós estão sendo arrematados na dimensão do cotidiano do agreste pernambucano.

Registrar para a posteridade esta biblioteca em sua origem e em sua prática sociocultural é indispensável para salvaguardar a memória institucional, a fim de que essas informações não se percam no tempo, mas documentem seu exercício laboral e se tornem acessíveis àqueles que, no tempo vindouro, busquem conhecer os primeiros passos dessa caminhada.

Dando continuidade ao seu projeto de expansão e com o objetivo de proporcionar um ensino superior a todos, através das unidades acadêmicas e dos campis avançados nas diversas regiões do estado, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) aprovou a criação da Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ), na região do agreste pernambucano, por meio da Resolução nº 01/2020, de 20 de janeiro de 2020. Sendo assim, a UABJ iniciou suas atividades no contexto da pandemia da COVID 19, quando a UFRPE retomou suas atividades acadêmicas no Período Letivo Especial (PLE) 2020.3.

A Unidade Acadêmica de Belo Jardim ocupa um prédio alugado, onde funciona provisoriamente, enquanto aguarda a construção e a inauguração do novo prédio. Nesse cenário, a biblioteca surgiu e continua funcionando em instalação provisória em uma sala desse mesmo prédio, onde ocupa uma área que compreende 31,5 metros quadrados, sem divisórias, na qual está organizado o atendimento realizado pela bibliotecária e pela assistente em administração. O mencionado espaço dispõe de 07 cabines de estudo, 05 computadores e 02 mesas, com 04 assentos cada.

Desde o início, a biblioteca assumiu e desempenhou seu papel de espaço democrático e dinâmico para o ensino, a pesquisa, o estudo, a leitura e a construção do conhecimento. Nesse sentido, durante a pandemia da Covid-19, iniciou suas atividades de forma remota, por meio das redes sociais e aplicativo de mensagem, interagiu com os usuários, realizando cadastros, fornecendo orientações sobre o acervo, promovendo treinamentos sobre o Sistema Pergamum pelo canal do YouTube da UABJ, passando informativos, dicas de leitura e de pesquisa.

Constam em sua memória histórica que seu primeiro atendimento presencial ocorreu por meio de agendamento em setembro de 2021, e as atividades totalmente presenciais aconteceram seis meses depois, em 19 de março de 2022.

Administrativamente, a biblioteca é subordinada à Diretoria Administrativa da UABJ e tecnicamente, subordinada ao SIB-UFRPE. Tem como missão promover o acesso, a recuperação e a transferência da informação nas funções de ensino, pesquisa e extensão das áreas das Engenharias, através da oferta de produtos e serviços informacionais que ajudem a viabilizar o desenvolvimento dessas áreas no âmbito da UFRPE.

Disponibiliza acervo físico adquirido, organizado e preparado tecnicamente para atender às áreas dos cursos ofertados na UABJ, quais sejam, Engenharia da Computação, Controle e Automação, Hídrica e Química, distribuído em 12 estantes, composto por 1338 exemplares, assim como acervo digital, por meio da Minha Biblioteca e do Ebook Central.

Seguindo o formato das demais bibliotecas do SIB-UFRPE, oferece serviços seguindo os padrões modernos das novas tecnologias de informação, tais como: empréstimo de livros e acesso às plataformas de livros digitais, orientação para trabalhos acadêmicos, treinamentos sobre as ferramentas ofertadas pelo SIB-UFRPE, parceria com professores para treinamentos em sala de aula sobre fontes de pesquisa, normalização, entre outros.

Desde o início, sua equipe é formada por uma bibliotecária, auxiliada por uma assistente em administração, ambas profissionais de vanguarda, que iniciaram as atividades e permanecem em sua força operacional. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 16:30.