Biblioteca Digital de Teses e Dissertações UFRPE

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) coordena o projeto da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e também estimula o registro e a publicação destas em meio eletrônico. Este projeto − iniciativa inovadora do IBICT, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa − possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações nacional foi criada no final de 2002, sob a coordenação do IBICT, visando integrar em um só portal de acesso livre, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras. As BDTDs locais integram a BDTD nacional, que integra a Networked Digital Library of Theses and Dissertation (NDLTD), projeto mundial de biblioteca digital, empreendido pela Virginia Tech nos Estados Unidos.

A BDTD da Universidade Federal Rural de Pernambuco foi criada em 2008, contemplada pelo edital de chamada Finep/BDB nº 002/2007, aprovado e publicado no DOU de 24/04/2008, Seção 3, pág. 129, de apoio às instituições públicas de ensino e pesquisa do país para implantação da BDTD. A BDTD-UFRPE disponibiliza, via web, em texto completo, as teses e dissertações produzidas pelos Programas de Pós-Graduação da UFRPE (Sede e Unidades Acadêmicas) e integra a BDTD nacional, promovendo uma maior visibilidade da produção científica e tecnológica brasileira no contexto nacional e internacional.

Considerando a Portaria n.º 13/2006 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que versa sobre a obrigatoriedade da disponibilização e divulgação, em formato digital, das T&Ds produzidas pelos Programas de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE aprovou a Resolução nº 299/2019, que estabelece os procedimentos para o depósito legal na UFRPE, condicionando a concessão de títulos de Pós-Graduação Stricto Sensu à entrega da versão definitiva da tese/dissertação em formato digital na Biblioteca responsável.

O depósito legal deve ser realizado pelo autor do trabalho ou mediante procuração. Abaixo, encontram-se disponíveis as instruções para o depósito e o termo de autorização para publicação eletrônica.

Documentos - Depósito Legal

Instruções para o Depósito de Teses e Dissertações na UFRPE