Biblioteca UAG

 

HISTÓRICO

Esta biblioteca tem sua origem em setembro de 2005, com a criação da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), primeira extensão universitária instalada no País, dentro do programa de expansão do sistema federal de ensino superior. Pesquisar e registrar sua memória constitui importante tarefa para os que nela trabalham e representa um legado de episódios e contextos preservados para as gerações futuras.

Inicialmente, a biblioteca funcionou em espaço provisório e emprestado no primeiro prédio ocupado pela UAG, ocupando uma área de aproximadamente 32m². Sem equipe técnica, adotou-se, à época, rodízio de servidores e colaboradores para sua organização, com atendimento ao público em horário irregular, limitando-se aos serviços de empréstimo e devolução de livros sem preparação técnica.

A partir de outubro de 2006, com a nomeação de duas bibliotecárias para o quadro funcional da UFRPE, o acervo da biblioteca começou a receber tratamento técnico (classificação, catalogação, indexação, tombamento, etc.) funcionando, desde então, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 21:00.

Em março de 2007, passou a ocupar espaço físico equivalente a 08 salas de aulas mais dois corredores, distribuídos em 03 salas para o acervo geral; 01 sala para Literatura Cinzenta, Obras de Referência e Consulta Local; 01 sala para processamento técnico; 01 sala para Administração e Serviço de referência; 01 corredor para circulação de materiais com 02 guichês de atendimento; 02 totens de Consulta ao Acervo; 01 sala de estudos e 01 sala para o laboratório de informática (em processo de instalação).

Administrativamente, é subordinada à Direção Administrativa da UAG e tecnicamente ao SIBI-UFRPE.

Seu acervo direciona-se a atender aos Cursos ofertados na UAG, tais como, Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Pedagogia, Engenharia de Alimentos, Letras e Ciência da Computação.

Tem como missão: promover à Unidade o acesso, a recuperação e a transferência da informação nas funções de ensino, pesquisa e extensão, através de serviços e produtos ofertados à comunidade na qual está inserida, absorvendo para si a responsabilidade de proporcionar a disseminação de conhecimentos que acompanhem a evolução tecnológica e social e que sejam capazes de provocar mudanças individuais, sociais, políticas e econômicas.

Oferece como serviços: empréstimo domiciliar; renovação e reservas on-line; catalogação na fonte; normalização; Comut; portal periódicos; multa solidária; visitas orientadas; aulas, palestras e cursos; terminais de consulta ao acervo e consulta local.

Durante o primeiro semestre de 2015 está programado o lançamento de campanha para escolha do Patrono ou Patronesse da biblioteca.